terça-feira, 5 de janeiro de 2010

TI pelo processo federal

O que mais escuto quando comento com amigos que estou indo para o Canadá é que eles estão precisando muito de gente de TI por lá. Torço para que isso seja mesmo verdade, mas quando conto detalhes das últimas mudanças que ocorreram no processo federal de imigração, as pessoas percebem que a coisa não deve estar tão fácil assim.
A partir de fevereiro de 2008, todos os interessados em imigrar pelo processo chamado Skilled workers and professionals (http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/index.asp) necessariamente precisam mostrar experiência, de pelo menos um ano, em uma das 38 profissões listadas no endereço http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/apply-who-instructions.asp#list
Analisando a lista podemos perceber que a única profissão de TI que aparece é a 0213: Computer and Information Systems Managers. Ou seja, o que eles estão precisando mesmo é de gerentes. Tudo bem, muitos de nós temos experiência como gerente, o problema é que para um cargo desse o nível de Inglês necessário é muito maior, não basta apenas saber se comunicar bem. Quem já passou pelo cargo sabe o quanto é importante escrever bem (quantos memorandos burocráticos....), saber conduzir uma reunião (sempre tem um chato que precisamos convencer ou ser convencidos por ele) , e, é claro, se comunicar com a equipe, com os stakeholders, com patrocinadores e qualquer outro envolvido. Já pensou enfrentar uma dessas atividades e dar uma titubeada no Inglês?
Uma alternativa para o pessoal de TI que não tem experiência como gerente é aplicar pelo processo do Quebec (http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/quebec/index.asp), pois ele não tem uma lista restringindo as profissões (pelo menos por enquanto)
No meu caso não tive problema com a lista das 38 profissões, pois tenho comprovantes de alguns anos de experiência como gerente, mas também consegui me encaixar em como 4121: University Professors e 4131: College and Other Vocational Instructor, que aparecem também na lista.
Resumindo a estória, se eles tivessem precisando tanto de gente de TI teriam mantido mais “profissões” relacionadas. Agora tem outro argumento que vai de encontro a esse raciocínio, pelos contatos feitos com a turma de TI que já está no Canadá, parece que o pessoal não tem tanta dificuldade para se empregar. Vai lá entender isso!!!!
Um abraço
Márcio

2 comentários:

  1. Espero que não se importe se eu pegar a sua postagem para cá: caroad.wordpress.com/
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ronnie
    Sem problema. Acho que a idéia do blog é essa mesmo, divulgar as idéias para nossos leitores.
    Um abraço

    ResponderExcluir