quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Sistema de saúde

Vejo muita gente comentando sobre o sistema de saúde público no Canadá, além disso tenho acompanhado na blogosfera muitos elogios e também criticas dos imigrantes que já precisaram dele. Uma coisa importante, e que não pode ser desconsiderada, é que a maioria dos canadenses aprova seu sistema de saúde.
Para quem não sabe, todos os canadenses e residentes permanentes têm direito ao plano de saúde do estado. Este paga aos médicos e hospitais de acordo com os procedimentos realizados, parecido com os nossos planos de saúde privados (não existem hospitais públicos). O dinheiro para mantê-lo vem primeiramente dos impostos, mas em algumas províncias os habitantes também precisam pagar uma apólice trimestral (dependendo dos rendimentos).

O sistema é baseado em medicina preventiva e toda família, teoricamente, deve ter um médico de família.  Este profissional é um clínico geral que faz o acompanhamento dos seus exames periódicos e check up geral. Quando é identificada a necessidade de um especialista é ele que encaminha. Ahh, é lógico que caso tenha uma emergência você pode ir a uma clínica ou hospital sem passar pelo médico de família.
Um problema comentado pelos que já estão no Canadá, e que justifica o “teoricamente” usado acima, é que com a escassez desses profissionais em Ontário, todos dizem que não é tão fácil achar um que ainda esteja aceitando novos pacientes. Devido a essa carência, existe um suporte do Ministério da Saúde de Ontário para apoiar essa busca, o nome do programa é Health Care Connect.
Mesmo com apoio da maioria dos canadenses, o sistema atual vem sofrendo pressão. Alguns tipos de cirurgias eletivas ou consultas em algumas especialidades a fila chega a ser de meses. Gente esperando horas em uma emergência também não é coisa rara, a diferença (para o Brasil) é que quando isso acontece algum responsável tem de se explicar para a mídia.
Pesquisando sobre saúde no Ontário achei um artigo bem interessante no The New England Journal of Medicine (http://healthcarereform.nejm.org/?p=2612&query=TOC), ele conta um pouco da evolução do sistema de saúde e mostra alguns números comparativos em relação ao EUA.
Bom, depois de ter o primeiro contato com o sistema (espero que demore), volto para contar detalhes.
Um abraço
Márcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário