quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Scanner corporal

O nome é meio assustador, mas em breve scanners corporais serão instalados nos principais aeroportos internacionais do Canadá (http://travel.aol.ca/article/body-scanners-coming-to-canadian-airports/764747/). A idéia é melhorar a segurança após o ataque fracassado no mês passado em um avião que seguia para os Estados Unidos. 

Esse assunto tem levantado polêmica devido à perda de privacidade dos passageiros e vem sendo discutido em muitos sites na web. A tecnologia usada produz um esquema de três dimensões do corpo nu de uma pessoa. O esquema em questão será então analisado por um oficial de rastreio, que irá ver a imagem da pessoa em uma sala separada e não terá nenhum contato nem verá o viajante. A imagem holográfica gerada pelo scanner dificulta a identificação do passageiro, que após sua passagem terá suas imagens apagadas automaticamente (os que não tiverem problema, é claro).
Os scanners não serão utilizados em todos os passageiros, mas apenas naqueles selecionados para uma triagem secundária. Para os selecionados que se recusarem a passar pelas máquinas existirá a alternativa de serem revistados. 
A expectativa é que os scanners estejam funcionando até a primavera e as primeiras máquinas serão instaladas nos aeroportos de Toronto, Ottawa, Vancouver, Calgary, Edmonton, Winnipeg e Halifax. 
Outros países, dentre eles a Grã-Bretanha, a Holanda e a Nigéria irão adotar os scanners. 
Particularmente acho importante esse tipo de iniciativa, inicialmente pela segurança que deverá melhorar para todos, mas isso não é consenso. O jornal The Vancouver Sun afirmou em seu editorial nesta terça-feira que o custo dos equipamentos de segurança (CA$250.000 cada) pode superar os benefícios. Só esperando para ver. 
Um abraço
Márcio

2 comentários:

  1. Eu devo ser muito relax, pois não sinto minha "privacidade invadida" oh com isso. Po, é só olhar as imagens geradas. Sem contar que as pessoas que vão examiná-las serão profissionais de segurança, não vai ser o aeroporto inteiro que vai ver. É tipo ficar com vergonha de deixar o técnico de raio-x te ver sem roupa. Não ligo a mínima, e se isso for tornar o processo de embarque/revista mais rápido, tô topando... Quero é que não me encham o saco.

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata
    Estou com você nessa. Ninguém vai estar ali querendo ver pessoas peladas. A idéia é aumentar a segurança e, como beneficio adicional, vai deixar mais ágil o processo.
    Um abraço

    ResponderExcluir