sábado, 23 de janeiro de 2010

Compartilhando o carro

Uma coisa que pretendo fazer depois de um tempo em Toronto é comprar um carro. Talvez isso não aconteça logo no começo, pois as despesas serão muitas, mas decididamente no próximo inverno já quero estar motorizado.  
Antes da compra se realizar fico pensando em alternativas de como realizar algumas atividades básica da nossa rotina. Por exemplo, algum de vocês já foi ao mercado sem carro e saiu carregando um monte de sacolas?  Muito ruim ... Sem carro terei que passar por isso, e mesmo com um bom sistema público de transportes vai ser o maior perrengue. Esse foi só um exemplo, mas lógico que existem outros. 
Um negócio bem bacana que descobri é o prestado por uma empresa chamada Zipcar (www.zipcar.com). Eles implementam uma idéia chamada car sharing. Ou seja, em vez de comprar um carro exclusivo, você compartilha o carro com outras pessoas. 
O serviço funciona da seguinte forma. Inicialmente você tem se cadastrar no site da empresa e esperar uma avaliação do seu perfil pela seguradora. Sendo aprovado você recebe pelo correio ou vai buscar no escritório da Zipcar o seu cartão. A partir daí é só usar o serviço. Achei um anúncio meio trash no Youtube. Ele mostra direitinho como usar o carro. Inicialmente você deve fazer uma reserva pela web, e na hora marcada vai a um ponto Zipcar e desbloqueia o carro com seu cartão. Pronto, pode sair usando (a chave fica pendurada ao lado da ignição). Quando seu tempo de reserva terminar (pode ser até mesmo uma horinha) você deixa o possante em um dos pontos espalhados pela cidade.

O serviço cobra uma taxa anual de $55,00 mais $30,00 para adesão. O valor da hora começa em $7,00 (acho que depende do carro, mas no site só achei esse preço).
Outra coisa interessante é que o combustível e o seguro já estão incluídos no preço. Esse valor dá direito a rodar 200 quilômetros por dia (os quilômetros adicionais custam mais ou menos $0,30).
Se precisar abastecer ou o tanque ficar abaixo de ¼ antes da devolução é só passar em um posto Esso e encher o tanque usando um cartão especial de abastecimento da Zipcar que se encontra no porta-luvas. Achei isso o máximo ...
Os valores que coloquei aqui devem ser em dólares americanos, pois a empresa é made in USA com o serviço prestado também em Toronto e Vancouver.
Achei a proposta do serviço bem inteligente e com preço interessante para usuários eventuais. Decididamente uma ótima alternativa.
Um abraço
Márcio

2 comentários:

  1. Olá Márcio,
    Dei uma olhada rápida no seu blog agora.
    Bom, dá pra começar usando o carro compartilhado, imagino.
    Acho que vocês vão se adaptar rápido.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, achei uma idéia super bacana.
    O custo para se manter um carro no Canadá é muito alto. O imposto obrigatório é uma grana, então surgem essas alternativas para os usuários eventuais.
    Um abraço

    ResponderExcluir