segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Motivos para sair do Brasil

Resolvi escrever esses post ainda aqui no Brasil e verificar, depois de um tempinho vivendo em Toronto, se escrevi muita bobagem. Lógico que se estou saindo é porque alguma coisa me incomoda na terra do axé (args ...) e também no Rio de Janeiro, onde nasci.
Apesar de achar Salvador uma cidade legal, tanto que escolhi morar aqui, percebo que hoje ela é meio decadente e cada vez mais cheia de problemas (o que não é exclusividade de SSA).
Os motivos para mudar são muitos, então criei uma lista dos oito principais, sem pensar em ordem.
  1. Escândalos de corrupção - Os dois últimos que me causaram indignação foram os do Sarney e seus atos secretos e agora, por estar ainda na mídia, o do Arruda e aquela grana para comprar panetone (eu não ganhei o meu). Para piorar os que fazem a investigação são do mesmo grupinho (para o Brasil que eu quero descer!!!)
  2. A falta de educação da população em geral - Acho que Salvador é a capital mundial do xixi na rua. É impressionante a quantidade de homem que sem a menor cerimônia bota o bilau para fora para dar uma aliviada. Outros exemplos, e que deram a maior vergonha, passaram na TV. Foram reportagens sobre o lixo produzido em um dia na praia (uma de cada estado) e em uma grande avenida (também uma de cada estado). A praia de Piatã e a Av. Sete, ambas em SSA, foram as que produziram mais lixo em um quilômetro no Brasil . Esse é um problema social, onde a solução está no investimento maciço em educação, mas com tanta corrupção (1º problema) não sobra nada (Ops, entrou em loop).
  3. A violência urbana nas grandes cidades (SSA está nessa) - Coisas que não víamos muito na cidade há uns 10 anos hoje são fatos corriqueiros. Assaltos nos sinais do Parque da Cidade e do Hospital Aliança já são manjados (falta falar para a PM). A famosa saidinha bancária também ninguém agüenta mais. E os carros roubados, isso também está demais. Salvador cresceu muito, e acho que já temos níveis de violência que devem estar próximos das grandes capitais do sudeste.
  4. Custo da educação, ou melhor, da boa educação no Brasil - Tenho 3 filhos e não está fácil pagar boas escolas para essa turminha. Para piorar as escolas ainda vem com aquelas listas intermináveis de material escolar, aquilo parece sacanagem.
  5. Custo da boa saúde privada - No meu caso são cinco planos da SulAmérica todo mês. Esse custo, somado ao da educação, é bem alto.
  6. Relação entre os impostos pagos e os serviços oferecidos pelo governo - Sem comentário.
  7. Possibilidade de criar meus filhos em uma sociedade mais justa e sem muita desigualdade - Esse ponto pesa bastante. Na verdade tudo relacionado aos meus filhos pesou na decisão de ir.
  8. Possibilidade de oferecer para meus filhos uma cidadania mais respeitada no mundo - Depois de três anos no Canadá podemos pedir a cidadania canadense. Dessa forma meus filhos não terão os problemas que temos hoje para entrar em muitos países. Adicionalmente eles terão o mercado de trabalho americano aberto.
Puxa, foi fácil criar essa lista, acho que chegaria a muitos outros motivos sem problema, mas vou ficar nesses.
Prometo então daqui a um tempo escrever outro post revisando esses oito.
Um abraço
Márcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário