quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

I am Canadian


Quando estive em Toronto (dez/2007 até fev/2008) percebi certa aversão dos canadenses em relação aos americanos. Bom, na verdade não sei se isso era coisa dos torontonians ou de todo canadense. Fato é que em Vancouver eu não percebi esse sentimento.
Achei isso muito estranho, pois não existe fronteira entre os países (para cidadãos) e a integração parece ser grande. Mas quando alguém comenta que Toronto parece uma cidade americana ou que acima do México é tudo farinha do mesmo saco os torontonians  “sobem nas tamancas” (tinha tempo que não usava isso). Eu particularmente achei tudo muito igual (em relação às cidades).
Os torontonians  falam muito mal dos americanos. Dizem que eles se alimentam muito mal (só junk food) e que no Canadá isso não acontece. Também criticam o Inglês falado pelos americanos e valorizam o Inglês mais britânico falado no Canadá. Isso eu notei, por exemplo, os canadenses adoram usar o present perfect, têm have e has para tudo que é lado, já os americanos que conheci por lá colocavam tudo no simple past. Outra coisa que eles falavam era da parte cultural, que os americanos típicos são totalmente bitolados e só enxergam seu próprio umbigo, conhecendo muito pouco dos outros países. Quanto a esse ponto os americanos estão mesmo sem moral no mundo todo.
Tem uma marca de cerveja canadense (Molson Canadian) que faz muito dos seus anúncios baseados nessa rivalidade. Para vocês terem uma idéia como a coisa é séria, no meu primeiro dia no curso de Inglês a professora, uma canadense típica, trabalhou essa propagando com a turma, nos divertimos muito.  O nome é I AM Canadian. 

Um abração
Marcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário