domingo, 29 de novembro de 2009

IDH - Índice de Desenvolvimento Humano


O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa que engloba três dimensões:  riqueza, educação e esperança média de vida. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população. O índice foi desenvolvido em 1990 e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no seu relatório anual.

Dando uma olhada no site http://hdr.undp.org/en/statistics/data/hd_map/, percebe-se que o Brasil atualmente ocupa o 75º lugar, o que coloca ele como um país com alto índice de desenvolvimento humano (por incrível que pareça), apesar de estar atrás de países como Republica Dominicana (73º), Trinidad e Tobago (64º), Venezuela (58º), Argentina (49º), Chile (44º) e bem pertinho da Colombia (77º) e Peru (78º).


Olhando para o início da fila encontramos a Noruega (1º), Austrália (2º), Finlândia (3º) e o Canadá (4º). São países com índice de desenvolvimento MUITO alto. Também aparecem nessa categoria muitos  países da Europa ocidental e da Ásia. Só para termos uma referência Holanda (6º), Suíça (9º), Japão (10º),  Espanha (15º), Reino Unido (21º), Hong Kong - China (24º), Portugal (34º) e finalmente, no final da lista dos MUITO desenvolvidos aparece Malta (38º). Só por curiosidade, os EUA aparecem em 13º.
O Brasil está lá na rabada dos países com alto índice de desenvolvimento humano. O último da categoria é o Líbano (83º). Depois só vem bagaceira (rs).
Garanto para vocês que muito tranqüilizador saber que o Canadá esta tão bem ranqueado nesse índice. Quando se pensa em futuro, critérios como quantidade de riqueza, educação e esperança de vida de um país são importantes e pelo visto estaremos bem nessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário