quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Paguei a última...

Esse início de mês eu tive uma sensação estranha e bem agradável. Paguei a última parcela anual da escola das crianças. Depois de fechar a internet pensei um pouco e percebi que pode ter sido a última vez que fiz isso por um bom tempo. Ufa !!! Que alívio.

No Ontário, a lei diz que todas as crianças dos 6 aos 18 anos de idade devem ir à escola. Mas a maioria das crianças começa a escola no jardim de infância quando têm 4 ou 5 anos de idade. Isso é muito bom, pois o Pepo e a Lu já começam a estudar poucos meses após a chegada. Já o João Victor tem um desafio um pouco maior, que é a adaptação ao High-School. Além de deixar todas as amizades no Brasil ele ainda vai ter que se adequar a uma realidade bem diferente da que vive hoje. Não tenho dúvida que ele vai tirar de letra, mas que o moleque está preocupado, isso ele está.
Em relação às escolas, a maior parte das crianças de Toronto freqüenta escolas públicas, sendo que também há um sistema público de escolas católicas. Conversando com brasileiros que já vivem por lá eles me recomendaram que as crianças fossem matriculadas em escolas católicas. O principal motivo é que a educação oferecida nelas é melhor e mais parecida com a que temos nas boas escolas brasileiras. Nas escolas públicas (não católicas), devido à quantidade de imigrantes na cidade, existe uma diversidade absurda de culturas, religiões e etnias, todas convivendo em harmonia. Esse fato faz com que as escolas tenham a necessidade de flexibilizar as regras para não ir de encontro a nenhum hábito, prática, crença e sei lá mais o que de um desses grupos.
É tranqüilizador saber que as crianças terão boa educação oferecida pelo governo canadense. Sem dúvida esse foi um ponto que pesou bastante na decisão de embarcar nessa aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário