sexta-feira, 26 de março de 2010

1a dia de aula do João Victor

Finalmente o João voltou a freqüentar uma escola. Acho que férias como essa ele não vai ter mais. Se não me engano ele está desde novembro na boa vida. E o pior é que depois desse tempo todo parado ainda escutei que não tinha sentido começar a escola numa sexta-feira, era melhor esperar segunda-feira.
Como tinha escrito antes, matriculei ele em uma escola católica. O nome é St. Francis Xavier Secondary School (http://www.dpcdsb.org/STFXS), que é a escola para quem mora na minha área. Para quem não sabe aqui você não escolhe a escola (somente se vai ser católica ou não). A cidade é previamente dividida em áreas e você é obrigado a estudar na escola onde está sua casa. Existem exceções, mas são raras e precisam de muita justificativa.
Uma coisa que achei bem diferente aqui é que a escola da Lu e do Peu, que também vai ser católica não tem uniforme, já a do João tem. Me parece que, no caso das católicas,  só se começa a usar uniforme no High School.
Bom, ai vem o lance interessante do 1º dia. Mais ou menos 8:30 me ligam da escola (a aula tinha começado 8:10), pensei comigo que era algum problema ou algo que João não tinha conseguido explicar em Inglês, mas não era nada disso. Quando souberam que ele era do Brasil o técnico de soccer se interessou. O motivo da ligação foi que hoje era o último dia para inscrição dos jogadores para a próxima temporada (campeonato das escolas) e que ele viria aqui em casa com o João para que eu assinasse um documento autorizando a participação na competição. Uns 10 min depois apareceram os dois, eu assinei e eles voltaram para a escola. E olha que ele nem chegou a fazer educação física. Engraçado foi que o técnico saiu todo feliz por eu ter assinado.
Outra coisa boa para o João foi que colocaram ele já no “Grade 10”, que corresponde ao 1ª ano no Brasil. Ou seja, ele vai estudar até junho, tirar férias de 2 meses (ninguém é de ferro) e começar o 2º ano em setembro. Resumindo essa estória. Mesmo com esse período de férias enorme ele vai acabar o 1ª ano antes dos colegas de turma do Brasil. Que moleque com sorte.
Conto mais novidades quando ele chegar da aula. Aqui a escola acaba 14:30.
Um abraço
Márcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário