sábado, 8 de maio de 2010

Ninguém me disse, eu vi!!!


Para quem mora em Salvador ver um homem fazendo xixi na rua não é surpresa. A galera não está nem ai. Se apertou um pouquinho já da uma aliviada na rua mesmo. No Rio o negocio é sério também, mas pelo menos tem uma lei que o mijão vai em cana. Bom, pelo menos ia quando eu saí do Brasil.
Aqui no Canadá não se vê isso acontecendo, primeiramente porque você encontra banheiro público em todo canto, segundamente (isso foi uma homenagem a uma aluna que disse essa pérola em uma banca de conclusão de curso, foi duro escutar – lembrei agora - pior é que ela chegou até o terceiramente) porque se for pego leva uma multa violenta. Bom, não se via isso acontecendo, mas essa semana vi um cara fazendo xixi em um local público. Não era na rua como em Salvador, pois o meliante procurou uma praça e foi lá no cantinho, mas quem passava na calçada conseguia ver. Cruzaram duas pessoas comigo bem na hora e fizeram a maior cara de reprovacão - eu também tive que fazer. Só faltou eu dizer que devia ser brasileiro (rs).

Brazilian Carnaval na minha cozinha
Hoje fui ao mercado comprar algumas coisinhas para a casa e na minha lista constava uma lata de Bom Ar ou o equivamente daqui. A idéia era usar na cozinha, no armário bem embaixo da pia. 
Para quem não sabe, uma prática comum aqui é se colocar nesse armário a lata de lixo e, no final do dia, levar o saquinho para o lado de fora da casa. Na verdade são 3 pequenas latas de lixo que ficam embaixo da pia (3 saquinhos para levar). Uma para o lixo mesmo (saco preto ou cinza), uma com o material reciclável (saco azul) e uma para o reciclável orgânico, que é o resto de comida (saco verde).
Acho que são vários os motivos para ficar embaixo da pia. Um deles é que muitas das casas não tem área de servico (a cozinha é no estilo americano), outro é o frio (ficar saindo toda hora para colocar o lixo lá fora no inverno deve ser duro). Bom, então vocês devem imaginar que por mais que se limpe o armário sempre fica um cheirinho esquisito. Então a idéia do Bom Ar é para minimizar esse probleminha (principalmente quando me esqueco de tirar o lixo no final do dia).
Quando cheguei no mercado fui escolher umas das várias fragrâncias disponíveis e acabei comprando essa aqui da foto. Só depois me lembrei do cheiro que fica o Farol da Barra depois de uns dois dias de carnaval e quase voltei para trocar. Acho que o lixo embaixo da minha pia cheira melhor. Deixando de lado as brincadeiras, achei engracado o nome, só não tem nada com o cheiro do nosso carnaval (ainda bem!!!).
Ahhh, mais uma coisa. O lixo do lado de fora fica acumulando por uma semana, pois o lixeiro só passa na quarta de manha. Tenho 3 latas grandes na garagem onde coloco um saco grandão (um de cada cor) e acumulo os respectivos saquinhos. Outra coisa interessante é que pode-se colocar para o lixeiro quantos sacos azuis ou verdes (dos grandes) você precisar, mas o saco preto só podem ser dois. Se você precisar de mais, tem que comprar uns tickets e grampear no saco. O lixeiro só pega o terceiro saco se tiver com o ticket. Essa acaba sendo uma maneira de forcar as pessoas a separarem o lixo (garbage - saco preto), do reciclável (recycle - saco azul) e do reciclável orgânico (organic recycle - saco verde). 
Quando me mudei para Mississauga recebi um manual com essas orientacões sobre o lixo. Aqui também tem uma coleta chamada Eletronic Recycling, para desktops velhos, monitores TV`s, celulares, etc. Uma outra que se chama Yard Waste, que são os resíduos gerados na jardinagem, mas também estão incluídos nela  Halloween pumpkins, por exemplo. Finalmente tem uma chamada Specialty, onde estão árvores de natal (só poderão ser colocadas na semana de 10 jan 2011), móveis, churrasqueiras, fogões, etc. Cada uns dos lixos especiais tem um calendário próprio ou lugar para deixar. Tudo bem organizado.

Esfriou ...
Depois de algumas semanas com temperaturas agradáveis esse final de semana a coisa deu uma piorada. A temperatura baixou (um dígito) e para piorar está chuvendo e com um vento forte, com isso parece que o frio é maior ainda. Tive até que tirar os casacos do armário para sair hoje de manha. Pelo Weather Channel na segunda-feira a temperatura volta a subir
Um abraco
Marcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário