domingo, 16 de maio de 2010

Como é difícil entender esses filhos do Gandhy, da Sasmita, do Kami, da Shalaka, do Shine, do Rajani, do Rish, do .....

Nunca gostei muito mesmo do afoxé (seja lá o que for isso) Filhos de Gandhy. Acho a música meio chatinha e aquele negócio de só sair homem é meio estranho, mas tudo bem, os caras devem ser bons, pois fazem sucesso. Além do mais os colares azuis fazem o maior sucesso com a mulherada. Talvez minha baianidade nagô esteja meio em baixa mesmo. Bom, de qualquer forma vai um vídeo do Gandhy, cada um que forme sua opinião.


Bom, estou no Canadá e nem de longe se escuto falar nesses caras e na música deles, mas por que diabos estou escrevendo sobre eles? Ninguem desconfia? Então lá vai. É por causa do meu problema de entendimento do sotaque com os indianos. Entra semana e sai semana e não consigo evoluir. Bom, acho que posso estar exagerando, em uma escala de 0 até 10 acho que já devo estar no 2.0 (pelo menos saí do zero). Para vocês terem uma idéia, já consegui perceber que uma das indianas na minha turma é gaga. Isso mesmo, e para piorar minha vida o professor me coloca de vez em quando para fazer trabalhos com ela. Antes eu nem tinha competência de perceber que ela era gaga, agora, apesar de não entender nada já sei que ela fica repetindo a mesma sílada. Grannnddeee evolucão....
Ahhh, na minha sala tem um Gandhy, e já conheci os dois filhos dele (sério mesmo). Dos indianos ele é o que consigo entender melhor, mas não consigo não associar com o afoxé quando falo com ele. Imagina só eu tentando explicar o que são os Filhos de Gandhy de Salvador, o cara não entendeu nada.

Moral dos motoristas de ônibus
Acho que já falei aqui sobre o quanto um profissional é respeitado aqui, seja lá qual for sua profissão. Na última semana presenciei duas situações interessantes e que jamais poderia imaginar em Salvador com um daqueles motoristas de Topics, Micro ônibus, Van, seja lá qual for o nome. Só consigo é me lembrar deles colocando metade do corpo para fora da janela e gritando Praia do Framengo, Praia do Framengo, vamu lá que já vai sai...... Para contextualizar vale ressaltar que o transporte público aqui é explorado por uma empresa só na cidade (não tenho certeza se é 100% pública), então aqui em Mississauga tem a Mississauga Transit, em Vancouver tem a Translink, em Toronto a TTC (Toronto Transit Commission). Existem também umas empresas que atendem rotas entre cidades, como a GO Transit, que possui trens e ônibus atendendo as cidades da grande Toronto (GTA). Todos os ônibus de cada empresa são iguais e os motoristas super treinados e educados.  Ahh, mais uma coisa, você não precisa fazer sinal no ponto, pode ficar paradão. Como a maioria das ruas só é atendida por uma rota,  o motorista assume que se você está ali é porque você quer pegar o ônibus.
Voltando a falar das situações. Na primeira delas o ônibus estava parado em um sinal vermelho, fora do ponto e na pista central de uma avenida larga (eu estava nele). Bom, repentinamente aparece um china meio agoniado batendo na porta e pedindo para o motorista abrir (só faltou falar “abri aí motô ...”). O motorista olhou meio assustado e abriu a porta. Quando o china entrou a primeira coisa que o motorista fez foi perguntar se era a 1a vez que o cara tava pegando um ônibus (acho que o cara não entendeu nada, pois ele balançou a cabeça dizendo que sim), e aí começou a bronca, disse que aquilo que ele tinha feito era perigoso demais, que no Canadá as coisas não funcionavam dessa forma, que ele podia ter causado um acidente e que em hipótese nenhuma ele podia fazer novamente aquilo. Foi uma bronca tão braba que o rapaz não sabia onde enfiar a cara. Nessa hora fica todo mundo caladinho no ônibus.
Na outra situação eu estava diretamente envolvido, mas não fui eu que tomei bronca.  Tava chovendo muito e chegou o meu ponto, puxei o sinal e me dirigi para a porta da frente. Quando o motorista parou e abriu a porta um rapaz (que estava esperando no ponto) resolveu entrar no ônibus antes dos que estavam dentro terem saltado. Caramba, foi outra bronca daquelas. O motorista falou mais ou menos isso “não, não, não, você tem que esperar todo mundo sair primeiro, só aí pode entrar. Você está muito errado por estar fazendo isso”. O estranho, para quem veio de Salvador, que todo mundo aceita a bronca numa boa e nem tenta explicar.
Esse lance de se esperar o pessoal que está saltando sair e só depois entrar funciona para tudo. No metrô mesmo, pode ser que a estação esteja cheia para caramba, mas quando o trem chega fica todo mundo paradinho (sem bloquear a porta) e só quando salta o último passageiro e que a galera entra. Para quem já pegou metrô no Rio e em São Paulo sabe muito bem do que estou falando. Segundo João Henrique daqui a poucos meses Salvador terá esse problema também. Será???

Esquentou novamente !!!!!
Depois de uns 5 dias com a temperatura média de 1 dígito, na sexta-feira amanheceu um dia lindão e com temperatura acima de 20oC, depois disso não caiu mais. E para melhorar, teremos temperaturas acima de 20oC na próxima semana toda. Isso vai ser bom, pois a segunda leva do pau-de-arara vai sair de Salvador dia 21, chegando aqui dia 22 de manha.  Coitado do meu filho, ele está feliz da vida e falando para todo mundo que vai para a neve, chegando aqui vai ficar decepcionado.
Por falar em temperatura, esse termômetro aqui do lado não muito bem. Agora mesmo são quatro da tarde, a temperatura certamente acima de 20oC  (estou de bermuda e camiseta) e ele mostrando 14oC. Vou ver se acho outro mais confiável.
Um abração
Márcio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário