quinta-feira, 20 de maio de 2010

Já estou 100% habilitado

Na última terça-feira fiz o exame para pegar a carteira de motorista G e foi tudo tranqüilo. Antes estava com a G1, que só me permitia dirigir com alguém que tivesse pelo menos 4 anos de carteira G ao meu lado. Eu podia ter optado pela G2, que é uma carteira intermediária e com um exame mais tranqüilo. Com ela já poderia dirigir sozinho, mas com algumas restrições. Resolvi então fazer logo a G.
Bom, quando disse que foi tudo tranqüilo estava me referindo somente ao exame, pois rolou um stress um pouco antes. O lance foi que como existem algumas diferenças do transito aqui do Canadá em relação ao do Brasil resolvi fazer umas duas aulas em uma auto-escola. Até ai tudo normal, mas o lance foi que durante as aulas (na véspera do meu exame) o instrutor me corrigia a cada dois minutos, no mínimo. Eu já tava deprimido e tendo certeza que não iria passar, mas como já tinha feito o pagamento do exame (CA$75.00) fui fazer assim mesmo. Claro que durante o exame tentei me lembrar de todos os comentários do instrutor para evitar os erros novamente e ao final do exame a avaliadora não tinha feito nenhuma observação na minha ficha. Beleza pura, 100% correto.
O próximo passo é decidir entre comprar logo um carro ou alugar um quando for necessário, mas essa vai ser outra estória.

As lebres se mudaram para o meu quintal
Uma coisa bacana aqui em Mississauga é que toda hora nos batemos com uns bichos nativos da região e poucos comuns no Brasil. Agora mesmo estou com duas lebres que resolveram adotar meu quintal como residência pela manha. Elas ficam ali tomando sol na maior tranqüilidade do mundo. As crianças vão adorar. Ontem tirei uma foto de uma delas.
Outro bicho que de vez em quando me bato nos lugares mais inusitados é o pato. Tem um que fica no meu ponto de ônibus de manha, ele fica lá paradão, parece que está esperando o próximo ônibus. Já encontrei patos também no estacionamento do Wal Mart e da Canadian Tire. Esses patos são bem grandões e são uns dos símbolos do Canadá.
Claro que tem também os esquilos, que já falei antes no blog, eles sempre ficam passeando pelas casas. É muito fácil encontrar com eles. Falei para a Lulu que o esquilinho da Era do Gelo morava aqui no quintal de casa e ela ficou na maior alegria. Me perguntou se ele ficava procurando aquela bolinha (rs)

Isso aqui está parecendo Salvador
Desde terça-feira comecei a sentir uma sensação nova por essas bandas, a de calor intenso. É muito engraçado, pois enquanto estava no Brasil sempre associei o Canadá com neve e muiiitttooo frio, mas aqui também faz calor para caramba, e olha que estamos no meio da primavera.
A temperatura máxima ontem foi de 28oC, não parece muito, na verdade não é muito (se compararmos com o Rio de Janeiro), mas não sei bem o motivo, mas 28oC aqui é quente demais.

Victoria Day
Na próxima segunda-feira é feriado nacional aqui no Canadá. É a data comemorativa do aniversário da rainha Victoria (1819 – 1901), oriunda da Casa de Hanôver, ela foi rainha do Reino unido de 1837 até a sua morte. A incorporação da Índia ao Império Britânico em 1877 lhe conferiu o título de Imperatriz da Índia (lá vêm esses indianos novamente).
O reinado de Victória foi o mais longo, até então, da história do Reino Unido e ficou conhecido como a Era Vitoriana. Este período foi marcado pela revolução industrial.
Muita gente questiona esse feriado, pois ele sugere uma submissão maior ao Reino Unido (que não me parece tão unido). Não tenho muita certeza, mas pelo que fui informado ele não é comemorado na província do Quebec (por motivos óbvios).


Chegou meu cartão de saúde.
Dia 23 eu e João vamos completar 3 meses no Canadá e passaremos a ter direito  à saúde pública daqui. Já estava preocupado, pois os cartões não tinham chegado, mas ontem os encontrei na caixa do correio. Já falei sobre isso aqui no blog, mas acho legal voltar ao assunto. Aqui no Canadá não existem hospitais públicos ou clínicas públicas.  O que acontece é que o governo do Ontário tem um plano que atende aos moradores da província (cada província tem seu plano). Quando precisamos de atendimento médico levamos nosso cartão (exatamente como em um plano privado do Brasil) e somos atendidos. O hospital então encaminha os atendimentos feitos para o governo que faz o pagamento.

Casa cheia no sábado
Resolvi escrever esse post um pouco antes do normal, pois no sábado chega o pau-de-arara vindo de Salvador com uma nova leva de imigrantes nordestinos. Provavelmente vou passar um final de semana prolongado bem ocupado e cheio de estórias para contar semana que vem.

Um abraço
Márcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário