sexta-feira, 9 de abril de 2010

Algumas novidades

Depois de alguns dias sem ter tempo para escrever, consegui dar uma paradinha e me lembrei do blog. Na verdade só consegui isso agora, pois já passou de meia noite.
A grande novidade é que na última semana comecei o curso de Inglês oferecido pelo governo (LINC), são aulas diárias das 9:00 às 14:15. Achei as aulas bem interessantes, principalmente por causa da professora, uma senhora Inglesa muito engraçada. Nessa primeira semana acho que consegui aprender bastante com ela. Sinceramente acho que estava precisando de uma atividade que forçasse minha mente a pensar em Inglês o dia todo. Essa semaninha me fez muito bem.
Bom, mas essa também foi minha última semana no curso de Inglês oferecido pelo governo (LINC), aquele com aulas diárias (rs). Pois é, não sei se vocês lembram quando falei que estava chateado com o resultado do assessemnet test que fiz com a mulher de origem russa (post de nome “The book is on the table” http://acarajegelado.blogspot.com/2010/03/book-is-on-table.html), pois não poderia fazer os cursos mais interessantes, direcionados ao mercado de trabalho. Como não me conformei com o resultado fui à instituição que oferece esses cursos e expliquei o que tinha acontecido. Um cara então me entrevistou e disse que meu Inglês era muito bom e que eu poderia tranquilamente começar um dos cursos. Fiquei super animado e com vontade de voltar lá na russa e reclamar.
O governo canadense banca alguns programas para ajudar os imigrantes na inserção no mercado de trabalho. São diversos tipos de cursos, alguns oferecem aulas de ambientação com o mercado de trabalho canadense, preparação de currículos e cover letters e orientações sobre as entrevistas de emprego. Outros são mais completos, oferecendo cursos adicionais, mentoring (um tutor de acompanhando) e oportunidades de estágio (remunerado ou não). Esses programas são conhecidos como "bridging".
Me matriculei num chamado ELT, Enhanced Language Training  (http://www.immigrationpeel.ca/language/elt.htm) que é composto de duas etapas, inicialmente um período em sala de aula (9:00 as 15:00) onde se foca na preparação de currículos, estratégias para busca do emprego no mercado canadense, consultoria com um Job Developer (one-on-one), business language e workplace culture. Após esse período começa a parte mais interessante, eles te colocam em uma empresa para um estágio em tempo integral – 9:00 as 5:00. Vale ressaltar que a empresa não tem obrigação nenhuma de te contratar após o término do período. A vantagem de se fazer esse curso é que após a conclusão do mesmo você passa a ter a famosa “experiência canadense”, que todo empregador pergunta se você já tem na hora da entrevista. Não sei ao certo quanto tempo dura cada uma das partes, mas o curso todo demora uns 3 meses. Começo na segunda-feira, dia 12 e espero que seja bem legal.
Um abraço
Márcio

2 comentários:

  1. Márcio,

    Estamos aqui acompanhando tudo e torcendo muito. Com certeza, com o seu desprendimento , obstinação e preparo, tudo dará certo bem antes do previsto.
    beijos em todos.
    Marta

    ResponderExcluir
  2. Filho!Também estou aqui torcendo e rezando pelo seu sucesso!Breve,breve,vc estará deslanchando nas terras geladas!Bjs,te amo!

    ResponderExcluir