domingo, 18 de abril de 2010

Mais uma semana sem escrever ...

Pelo visto esse vai ser o ritmo de atualização do blog. Desde que comecaram as aulas só consigo parar para escrever nos finais de semana. Durante a semana chego em casa mais ou menos 15:30 e sempre tem muita coisa para fazer. Então vamos combinar o seguinte, só entro durante a semana se algo muito especial acontecer.
Em relação ao curso ele vai indo bem. É muito bom ficar ocupado e sendo obrigado a pensar em Inglês o dia todo. As únicas observações que posso fazer é que o ritmo é muito lento. Quando o professor passa uma atividade dá para fazer ela umas 3 vezes. Na verdade da até para entender o motivo. Primeiro existe a necessidade de nivelar por baixo (todos devem ser atendidos) e depois (acho que esse deve ser o motivo principal), é que as organizações que oferecem cursos para os newcomers recebem repasses do governo e esse repasse provavelmente  deve se relacionar ao número de horas dadas e quantidade de alunos na sala. Vejam bem, não estou reclamando não, é só uma observação. Além do mais acho que o tempo não está sendo perdido, pois estou aproveitando muito para melhorar meu listening em relação à diferentes sotaques. Esse lance de sotaque é um calo para mim e falerei sobre isso mais adiante.
Uma coisa bacana que aconteceu essa semana foi que tive que fazer uma apresentação para vários alunos (da minha sala e de outras) sobre que tipo de trabalho estou buscando no Canadá. Não que a apresentação tenha sido maravilhosa (até acho que ela foi bem bacaninha), mas que essa foi a primeira vez que precisei falar em Inglês para um público um pouco maior. Tipo uma aula mesmo, com Powerpoint e tudo mais. Apesar dos muitos anos de experiência em sala de aula como professor,  sempre rola um frio na barriga. Para piorar em Inglês também deu uma travada na língua, mas depois de umas duas frases a coisa deslanchou. Não foi muito tempo, no máximo uns 15 minutos, mas valeu para perder a virgindade.
Depois da apresentacão vieram as perguntas e o meu problema com alguns sotaques voltou (rs). Na sala tem uns 3 indianos e todos falam Inglês com muita fluência. O primeiro se chama Shine, a segunda  Yvonne e tem uma terceira que não me lembro o nome. O problema é que nao entendo quase nada que eles falam, para mim parece mais o barulho que as Pombas fazem quando estão no telhado da casa (o alfabeto deles parece que só tem a letra R). Com o Shine eu  já conversei sobre isso e como ele está ficando meu amigo já consigo entender algumas coisas (poucas). O problema foi que a Yvonne resolver perguntar e eu olhei para ela sem entender nada. Adivinhem quem veio me ajudar, o Shine, aí que a coisa ficou pior, pois já tava meio nervoso e também  não entendi nada que ele falou. Só quando uma terceira pessoa ajudou é que entendi a pergunta. Foi muito estranho.Tiveram mais umas três perguntas e pude responder todas.  Contabilizando, já sei que russos e indianos são difíceis de entender.
Depois de uma das aulas cheguei a conversar com o professor sobre essa dificuldade de entender os 3 indianos e o professor deu um risinho com o canto da boca. A impressão que tive foi que ele queria dizer “Eu também não entendo”. De qualquer forma sei que tenho que melhorar o lance dos sotaques. Só por curiosodade, na minha sala tem três pessoas das Ilhas Mauricio e lá eles falam Inglês e Francês (que bacana isso).
No curso rolou mais algumas coisas interessantes, principalmente em relacão ao mercado de trabalho e meios de busca de emprego. Apesar do ritmo lento achei tudo muito interessante. A infraestrutura do curso também é ótima. Todas as salas possuem um notebook na mesa de cada aluno e a internet é sempre usada como parceira no ensino.
Bom, por enquanto é isso. Essa semana marquei de ir com um amigo na Ikea (http://www.ikea.com/ca/en/ ) comprar alguns móveis para a casa, pois o resto da familia já está perto de chegar. A Ikea é tipo uma Tok & Stok. Semana que vem conto como foram essas compras.
Ahhhh, já ía me esquecendo de contar. O João achou leite condensado no mercado e tivemos brigadeiro hoje em casa.
Um abraço
Márcio

2 comentários:

  1. Fala Márcio!
    Quanto tempo heim! Cara, você foi um dos professores que fiz questão de manter na memória. Lembro de bons momentos na Ruy durante suas aulas. Bem, fiquei sabendo da sua aventura por meio de Angelita, e resolvi conferir. Muito legal, já li todos os posts. E sempre tive vontade de fazer o que você fez. Largar essa sacanagem que é esse país e ir atrás de coisa melhor. Torço por você e quem sabe saqui a 1 ano ou 2 não seremos vizinhos?!

    Grande abraço Márcio!

    PS: Acabei me mudando para o RJ, estou morando aqui no Humaitá, bem próximo a lagoa.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu comentário. Obrigado mesmo.
    A última notícia sua que tive foi que você estava em Brasilia. Fico feliz por você estar trilhando um caminho legal. Isso não é surpresa , pois sua competência e seriadade só poderiam te levar ao sucesso. Por sinal aquela sua turma foi muito especial, com muitos bons alunos.
    Também me lembro muito das nossas aulas, me divertia muito com as discussões e os papos. Claro que aproveitamos também para aprender algo, pois ninguém é de ferro.
    Um abração
    Márcio

    ResponderExcluir