sábado, 3 de abril de 2010

Nada de Toronto, a cidade é Mississauga

Acabo de perceber que estou sendo um pouco mentiroso com os leitores do blog, pelo menos em relação a essa foto enorme de Toronto coloquei logo acima (prometo corrigir isso). Como já falei em outros posts, na verdade estou morando na cidade de Mississauga, que é vizinha de Toronto e faz parte da Grande Toronto (GTA). Percebendo isso resolvi então escrever um pouco sobre Mississauga (os nativos falam Mississoga) e colocar algumas fotos.
Como toda cidade colada em uma grande metrópole, Mississauga funciona como cidade dormitório. Assim sendo muitos morados trabalham em Toronto. De carro se gasta uns 40 min até Toronto Downtown. Outra opção bem interessante e muito utilizada é o trem, no qual se gasta também uns 40 min. Já de ônibus e metrô se demora um pouco mais, uns 80 min. Acho os tempos bem razoáveis, principalmente para quem já foi acostumado aos engarrafamentos nas grandes cidades brasileiras.
Atualmente a população da cidade está na faixa de 700 mil habitantes, sendo o sexto mais populoso município do Canadá e o segundo de Ontário. Toronto e Mississauga estão conurbanas e a impressao é que moramos em um subúrbio de Toronto. Essa sensação de morar em um subúrbio atrai muita gente cansada da vida urbana e cosmopolita de Toronto. Ao mesmo tempo, impostos municipais menores e a proximidade das rotas de transportes acabaram atraindo muitas empresas comerciais e industriais para região.
A área da cidade que moro é relativamente nova e composta basicamente por casas e townhouses. Tem um parque público bem bacana, o Four Winds Hollow Park (100 metros aqui de casa) com um campo de futebol gramado, 2 quadras de tênis e um parquinho para as crianças.  Temos também uma área comercial bem legal, com todas as grandes lojas (WalMart, Canadian Tire, Future Shop, Best Buy, Dolarama e etc) a apenas 10 min caminhando e, finalmente ficamos a 10 min de ônibus de Mississauga Downtown. Acho a região muito bem localizada.
Lógico que na hora de se buscar movimento o jeito é ir para Toronto. João e Filipe todo final de semana se mandam para lá. Na verdade eu sou totalmente dividido. Toronto é uma cidade fantástica, bonita, segura e com muitas opções para se divertir,  tenho certeza que adoraria morar lá também, mas como temos os dois pequenos acho que o tipo de vida que teremos aqui mais indicada.
Seguem algumas fotos. Inicialmente de Mississauga downtown.

As fotos a seguir são de Streetsville, que é uma parte antiga da cidade. Parece uma pequena vila.

Já as townhouses que falei são esse tipo de construção. Normalmente umas 6 ou 8 casinhas coladas com um quintal no fundo. Parecem aqueles villages de Praias do Flamengo e Stella Mares em Salvador (só que sem a praia). Normalmente ficam em ruas mais tranqüilas.

Então é isso.
Um abraço
Márcio

2 comentários:

  1. Olá!

    Ótima e esclarecedora publicação. Fica a dúvida: quento se paga nas opções de transporte coletivo entre Mississauga e Toronto?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá, quanto em média se paga para alugar uma casa em Mississauga? Tem boas escolas na região?

    ResponderExcluir