quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Papai, eu perdi muito a vovó

Essa foi muito engraçada e faz parte do aprendizado da língua por parte das crianças. Ontem à noite, na véspera da chegada da avó a Ana Luisa veio conversar comigo e disse “Papai, eu perdi muito a vovó, por isso escrevi essa carta para entregar amanha para ela”. No primeiro momento não entendi, pensei que tivesse escutado mal, mas depois caiu a ficha. Ela já começou a pensar em Inglês e fez uma tradução literal do Inglês para o Português. Na verdade ela pensou “I miss my .....”, que é a expressão usada quando se esta com saudade de alguém. O lance é que a tradução literal do verbo “to miss” é perder, assim sendo a cabecinha dela montou “eu perdi muito a vovó”. Por relatos de amigos que também chegaram com filhos pequenos já sabia que isso iria começar a acontecer mais cedo ou mais tarde.
Um amigo, que chegou no Canadá a uns 2 anos, disse que o filho de 13 anos perguntou outro dia “Pai, você me derruba hoje na escola?”. No primeiro momento ele também não entendeu. Nesse caso, o que aconteceu é que a expressão usada para deixar o filho na escola é “drop off”, por exemplo “I drop off at 8AM”. Só que a tradução do verbo “to drop” seria soltar, largar, derramar, arriar, dentre outras, daí para “derrubar na escola” foi um pulo.
Um abraço
Márcio

4 comentários:

  1. Lu é muito linda e inteligente.
    Como estão Ana e Sandi? Nunca mais tivemos notícias delas.
    Saudades, bjs
    Marta/Gustavo

    ResponderExcluir
  2. Oi Marta/Gustavo
    O inverno esta deixando todo mundo meio quieto. Quando chega o final de semana e olhamos para o termometro nao nos animamos para fazer muita coisa, por isso as noticias acabam sendo poucas.
    Um abraco

    ResponderExcluir
  3. Hehehe, Laïs também dá umas dessas, mas no caso dela a mistura é maior: português, francês, catalão e espanhol. :)

    ResponderExcluir
  4. Fala Beto,
    Fico imaginando a confusao na cabeca da Laïs. O mais interessante é que elas tiram essa confusão toda de letra.
    Um abraco

    ResponderExcluir