domingo, 24 de outubro de 2010

Career Bridge

O Governo canadense oferece diversos programas para inserção do newcomer no mercado de trabalho local. Vão desde o tradicional curso de Inglês LINC, passando por treinamentos para entrevistas e preparação de resumes (CV) e chegando aos programas mais especializados de qualificação profissional. Isso ajuda muito a entender como funcionam as coisas por aqui.
Bom, um programa que acho muito legal e que ajuda muita gente se chama Career Bridge. Por acaso ele não é financiado pelo governo, mas é gratuito.

O programa, como o nome já sugere, procura fazer a ponte entre os newcomers e os empregadores. Existem alguns requisitos para poder participar do programa.

1. Estar habilitado a trabalhar no Canadá,
2. Ter imigrado a menos de 3 anos,
3. Ter pelo menos 3 anos de experiência internacional (comprovada) na sua área.
4. Ter no mínimo o título de bacharel, avaliado e reconhecido por uma instituição daqui (Universidade de Toronto, por exemplo. Chamam isso de reconhecimento das credencias)
5. Não ter ainda a experiência canadense (problema de todo imigrante)
6. Ter um bom nível de Inglês (acontece uma entrevista, pois eles não usam notas do LINC ou IELTS, por exemplo).

Cumprindo os requisitos iniciais você se inscreve e é chamado para a entrevista que funciona como uma triagem (pre-screening interview). Sendo aprovado você passa a ter acesso ao banco de ofertas de emprego do Carrer Bridge. A partir desse momento é você e a empresa interagindo diretamente em um processo de seleção tradicional.

Outra característica é que as vagas postadas são sempre com um período de contrato definido, sempre entre 4 e 12 meses. Na verdade você não passa a ser empregado da empresa, mas sim uma espécie de estagiário remunerado. O salário oferecido para todas as vagas é de CA$ 2,166.67/month. O que para quem está desempregado é uma ajuda e tanto.

Se a seleção passa a ser tradicional, qual seria a grande vantagem desse programa?
1. Você disputa com pessoas que estão nas mesmas condições que você.
2. Os empregadores sabem que você não tem experiência canadense e que talvez seu Inglês ainda não esteja 100%.
3. Você consegue a tal da experiência canadense recebendo alguma grana (eu mesmo fiz um estágio de 10 semanas e não ganhei nadinha).

Agora vai uma dica de quem está planejando vir para cá. Tragam todos os seus diplomas e históricos (notas por disciplina) traduzidos por tradutores juramentos. Isso é requisito para você ter suas credenciais reconhecidas. Claro que você pode traduzir por aqui, mas vai sair bem mais caro.
O link do programa eh http://www.careerbridge.ca/

Um abraco

Márcio

2 comentários:

  1. Olá márcio, aqui é marcelo, td bem? Fui seu aluno na fac.ruy barbosa, estudei Int.a programação com você, e se puder me auxiliar ficarei grato.
    Tem um trabalho de Algoritmo (Pascal) que estou com dificuldade pra poder montar e tenho que apresentar entre os dia 5 e 12/11. São 3 questões. Mandei o enunciado pra um e-mail seu (marciorosa@frb.br), não sei se está funcionando, mas enviei. Caso o amigo e mestre possa me auxiliar ficarei agradecido.
    Desde já aguardo sua resposta e até lá vou tentando resolver.
    meu e-mail é mferreira1910@hotmail.com
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Grande Marcelao ...

    Vou entrar em contato com voce no seu email.
    Um abracao

    ResponderExcluir