segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Experiência com o sistema de saúde público

Hoje tivemos nossa primeira experiência como usuários do sistema de saúde público aqui do Ontario. Essa é uma primeira grande diferença para o Brasil. Cada província tem seu sistema próprio, podendo definir suas regras.
A Ana, nos dois últimos dias, vem sentindo a garganta muito inflamada, tem vomitado e vem sentindo tontura. Resolvemos hoje então ir a uma Walk-in Clinic. Na verdade na mesma que fizemos um check-up quando chegamos.
Quando você fica com algum problema de saúde existem duas opções, ir direto para um hospital ou optar pelas chamadas Walk-in Clinics. A diferença para a escolha acaba sendo a gravidade do seu problema. Se você chegar na emergência de um Hospital com dor de garganta, vomitando e com tontura vai esperar muito, pois a fila é montada de acordo com a gravidade. Amigos já relataram de ter esperado 6 horas. Fomos então para uma clínica aqui perto de casa. Demos sorte, pois quando chegamos não tinha ninguém na fila (na nossa saída a sala de espera estava cheia). A doutora foi super simpática e o atendimento rápido e eficiente. Ficamos super satisfeitos.
Sabemos que o sistema de saúde aqui não é perfeito. Dependendo da especialidade uma consulta pode demorar meses, ou em um pronto socorro você pode esperar horas (isso é fato). Mas pensando bem, quando estava no Brasil, com meu plano de saúde SulAmerica (pagando uma nota todo mês) cansei de esperar algumas horas na emergência de bons hospitais em Salvador. Várias vezes, mesmo pagando um plano para ter um quarto individual, eu tive que ficar em enfermarias, pois não existia quarto disponível. Adicionalmente tive de esperar muito também para fazer alguns exames mais complicados.
A tributação aqui é muito alta e chega a dar uma dor quando se olha o desconto no contra-cheque. Mas quando se percebe o sistema funcionando você paga caro com mais tranqüilidade. Digo isso pois já tinha percebido a qualidade das escolas, o quanto o sistema de segurança é eficiente e agora posso opinar também sobre o sistema de saúde.
Um abraço
Marcio

Um comentário: