segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Custo de vida

Depois um bom tempo resolvi voltar e visitar o Acarajé Gelado. Para minha surpresa descobri que eu mesmo não tinha publicado nada desde 15 julho. Bom, aqui estou eu de volta.
O tema desse post é recorrente nos blogs relacionados à imigração, mas depois desses 5 meses aqui me sinto mais seguro para escrever.
Custo de vida no Canadá é uma coisa que preocupa a cabeça dos que estão com o processo de imigração em andamento. São tantas as planilhas com previsões de despesa que chega a enjoar. Sei que não vou resolver o problema e as planilhas vão continuar existindo, mas vou dar minha contribuição.
As coisas aqui, quando fazemos a conversão para o nosso Real (R$) são na grande maioria das vezes mais caras do que no Brasil. Digo isso desde coisas bem básicas, como alimentação, passando pelos alugueis e chegando até diversão ou bebidas alcoólicas. O que passei a fazer depois de um tempo é assumir que CA$1 = R$1, isso para saber se as coisas estão caras ou baratas. Então quando vejo uma garrafa de 2 litros de Coca-cola custando CA$2,30 no mercado, acho que o preço é normal, já quando encontro por CA$1,20 sei que está barato.
Alimentação é uma coisa cara por aqui, no começo assusta, mas depois você se acostuma. Por exemplo, um saco com 4 quilos e meio de arroz (10 libras) sai por CA$ 9 (ou seja, mais ou menos R$16,20). Uma libra (454g) de peito de frango custa mais ou menos CA$4, o mesmo preço da libra de uma carne boa. Outras coisas caras por aqui são as frutas e as verduras.
Os alugueis aqui são mais caros também, mas não muito. Por exemplo, em Toronto se consegue alugar um apartamento de 3 quartos (se não for pertinho do Metro) por uns CA$1600. Parece ser muito mais caro, mas nesse valor já estão incluídos o condomínio e todas as utilities (gás, água, eletricidade). Descontando esses valores teu aluguel real é de mais ou menos CA$1200 (R$2160,00).
O que se compra mais barato por aqui são mesmo os eletrônicos. Isso dá até gosto (rs). Comprei minha TV Sansung de 32polegadas por CA$399. O preço dos carros e combustíveis aqui também é bem mais barato. Um litro de gasolina fica mais ou menos CA$1 (R$1.80). No meu caso que tenho um carro beberrão, mesmo assim gasto menos nesse item do que no Brasil.
Outras despesas dependem muito do consumo e dos pacotes contratados junto às operadoras. Mas um pacote com TV, internet e 3 aparelhos celular fica (mais ou menos) entre CA$180 e CA$250. Quanto às utilities (água, gás e eletricidade), se você controlar direitinho pode gastar uns CA$200 em uma casa de 3 quartos.
Sei que algumas coisas assustam ao imigrante recém chegado, mas só de não se pagar escola e plano de saúde já dá uma boa economia.
Um abração
Márcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário