segunda-feira, 5 de julho de 2010

Canada Day

No dia primeiro de julho é comemorado o Canada Day, que é uma espécie de aniversário do país. O dia também é chamado de Confederation Day. O Canadá, diferente do seu vizinho logo abaixo, não tem um Independence Day e nem teve uma guerrinha contra os Ingleses e Franceses para poder contar. A data comemora o dia em que as províncias de Ontário, Quebec , Nova Scotia e New Brunswick se juntaram formando o Canadá, que passou a fazer parte do Império Britânico, isso em 1867. Outras províncias  se juntaram com o tempo, sendo que a última foi Newfoundland and Labrador em 1949. Quem jogava War com certeza se lembra do Labrador (rs).   

Terminada essa aulinha de história do Canadá (espero não ter escrito nenhuma besteira), vou relatar como foi nosso primeiro Canada Day.

Primeira coisa que achei legal é que a data é percebida como algo festivo por todos, como um aniversário mesmo. Todas as cidades preparam suas festas e a população participa ativamente. Na véspera eu já tinha recebido um telefonema de um amigo perguntando qual era minha programação para o Canada Day. Na verdade não tinha nenhuma programação especial, só tava feliz por causa do feriado (rs). Então ele me convidou e fomos participar das festividades em Oakville. Chegamos lá por volta das 6 da tarde e demos algumas voltas pelo parque antes de montarmos nossa base. No parque muita música ao vivo, atrações para a criançada, barraquinhas de comida e gente bonita. Mesmo com tudo isso não se via um papel no chão ou algum tipo de confusão, uma aula de boa educação, respeito e civilidade.

Ao anoitecer o gramado foi ficando mais cheio por causa da queima de fogos. O povo leva suas cadeirinhas ou uns cobertores para colocar na grama e fica lá curtindo a música e a festa. Muito legal. João e Filipe se amarraram, pois acharam as meninas de lá muito bonitas. No final eles vieram me pedir para nos mudarmos para lá (rs)

Para não perder o costume, mais algumas fotos.

Essa foi nossa base.
Pepo se divertiu com a bandeirinha
Enquanto isso Lú adotou o colo da nossa amiga 

Todos já esperando a queima de fogos
Já rolando os fogos

Um abraço 

Márcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário