Estava querendo há algum tempo escrever sobre as mudanças no processo federal de imigração, mas como já tinha dito antes, o tempo estava curto. Como começaram as férias no curso de Inglês (duas semanas) sobrou um tempinho e finalmente vou escrever.
O discurso dos conservadores, que estão no poder, é de que o Canadá continua precisando muito aumentar seu número de imigrantes, pois a população está envelhecendo e o pessoal nativo não é muito chegado a fazer filho (deixa isso para o pessoal do 3º mundo). Adicionalmente existe uma quantidade muito grande de processos em andamento e essa fila precisa andar mais rápido. Para vocês terem uma idéia, as pessoas que aplicaram pelas regras anteriores às que apliquei chegaram a esperar mais de dois anos pelo visto. Em 2008 ocorreu uma mudança e alguns processos em 2009 chegaram a correr em até 4 meses. Dei sorte de pegar esse período e meu processo foi super rápido. Bom, agora em 2010 mudou novamente.
Uma mudança que eu acho saudável é a necessidade do envio do IELTS logo na abertura do processo. Quando eu fiz, no momento da abertura você só informava o seu nível de Inglês (baseando-se nos níveis do IELTS). Claro que isso é meio complicado, pois a medida do IELTS é subjetiva e não dá para ter certeza de que nota vai se tirar. Uma coisa importante para alcançar uma boa nota nesses exames é estar treinado no tipo de prova. Acho que isso vale tanto quanto ter um bom Inglês. Na prática o que estava acontecendo é que o pessoal da imigração tinha que analisar processos (gastando tempo e dinheiro) levando em consideração uma informação que ainda não estava confirmada. Resultado disso, o candidato a imigrante era considerada elegível (67 pontos ou mais) e na hora de enviar a documentação não conseguia a nota necessária. Isso tudo atrasava a fila. Agora eles só vão dar prosseguimento aos processos que tenham todos os requisitos logo no começo.
Outra mudança, essa mais importante, pois é restritiva, é a diminuição de profissões consideradas em demanda para o processo federal. Na mudança do processo de 2008 foi criada uma lista de 38 profissões. Se você tivesse condição de provar experiência em uma das 38, beleza, pois você cumpria esse requisito. Na lista de então só tinha ficado uma profissão diretamente ligada à área de TI, que era Gerente de Projetos (NOC 0213). Coloquei toda minha experiência nesse NOC e também como professor (não me lembro o NOC agora). Já a lista nova só tem 29 profissões, e por ela eu estaria fora pois não sobrou nada de TI e ainda por cima tiraram os NOC`s de professor de College e University.
Ufa !!!! Apliquei na hora certa.
Segue a nova lista com seus respectivos NOC`s
0631 Restaurant and Food Service Managers
0811 Primary Production Managers (Except Agriculture)
1122 Professional Occupations in Business Services to Management
1233 Insurance Adjusters and Claims Examiners
2121 Biologists and Related Scientists
2151 Architects
3111 Specialist Physicians
3112 General Practitioners and Family Physicians
3113 Dentists
3131 Pharmacists
3142 Physiotherapists
3152 Registered Nurses
3215 Medical Radiation Technologists
3222 Dental Hygienists & Dental Therapists
3233 Licensed Practical Nurses
4151 Psychologists
4152 Social Workers
6241 Chefs
6242 Cooks
7215 Contractors and Supervisors, Carpentry Trades
7216 Contractors and Supervisors, Mechanic Trades
7241 Electricians (Except Industrial & Power System)
7242 Industrial Electricians
7251 Plumbers
7265 Welders & Related Machine Operators
7312 Heavy-Duty Equipment Mechanics
7371 Crane Operators
7372 Drillers & Blasters - Surface Mining, Quarrying & Construction
8222 Supervisors, Oil and Gas Drilling and Service
Uma área que está bombando por aqui e que já esperava que as profissões continuassem na lista é a relacionada à cozinha. Vide que os NOC`s 6241 e 6242 estão lá firmes e fortes. Tenho uns 2 conhecidos que estão fazendo College para ser cozinheiro.
As profissões ligadas à saúde também estão fortes, mas para mim isso é muito estranho. Não que eles não precisem de gente da área, pois precisam e muito, além de mostra uma preocupação com o bem estar da população. O estranho é que eles permitem você imigrar por uma dessas áreas e depois criam milhões de dificuldades para você exercer sua profissão. Tenho um amigo cirurgião que já está aqui a mais de dois anos e ainda não conseguiu acabar o processo de reconhecimento. O cara vive fazendo cursos e provas e gastando uma nota.
Mais uma coisinha, para o pessoal de TI ainda existe a possibilidade do processo do Quebec.
Bom, é isso aí.
Uma abração
Márcio
Nenhum comentário:
Postar um comentário